12 novembro 2013

[Vale A Pena?] Saga Percy Jackson e os Olimpianos



 Olá leitores!

Hoje estreia uma nova coluna no blog que carinhosamente chamamos de 'Vale A Pena?A ideia dessa nova coluna é ajudar aquelas pessoas que querem começar a ler uma nova saga/série mas estão em dúvida se realmente vale a pena gastar seu tempo e dinheiro com ela.
Nós vamos fazer um apanhado geral da série (sem spoilers), e listar quais são os pontos fortes e os fracos (na nossa opinião) e tudo o que tiver de interessante sobre a saga/série.
Vale ressaltar que mesmo fazendo um apanhado geral vamos continuar resenhando os livros da série individualmente ;)
A periodicidade dela é que vai ser um pouco a esmo rsrs, pois ela irá aparecer no blog toda vez que a Evy ou eu terminarmos alguma série literária.
E pra estrear essa coluna eu resolvi falar um pouco sobre os semideuses....





    Dados da Série
          
Livros da série : O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto, O Último Olimpiano
Autor: Rick Riordan
Editora no BrasilIntrínseca  



  Terminei de ler a saga recentemente e, como a minha amiga Evy já disse nas resenhas dos dois primeiros livros, é quase que inevitável compará-la com a série Harry Potter. Eu admito, é inevitável. Mas isso não quer disser que seja ruim. Afinal, um garoto escolhido pela profecia, a garota sabichona e um amigo bobo e atrapalhado só poderia resultar em algo legal. xD
Depois dos dois primeiro livros acho que a história ganha personalidade, o ingresso de novos personagens e a saída de outros deixa tudo bem movimentado.
Outro ponto positivo é o uso da Mitologia Grega, que no começo o autor introduz de uma forma meio forçada "É isso aí, cara! Vamos fantasiar nível máximo! Monte Olimpo = Empire State Building. OK!”. Mas....depois fica algo bem interessante, como por exemplo: onde esta localizado o labirinto de Dédalo, a aparição de outros Titãs e o que aconteceu com Deus Pã.

Gosto de quase todos os personagens (Rachel, ). Eles são bem construídos e apresentam uma evolução no decorrer da história. 
Rick Riordan escreve muito bem para o público infanto-juvenil. A mudança na escrita não altera conforme o amadurecimento dos personagens, ou eu que não percebi, mas isso não me incomodou.
Outro ponto super positivo é que a série Os Heróis do Olimpo conta com os mesmos personagens e mais alguns, então você vai se sentir menos órfão depois que a série acabar.
Em relação às adaptações para o cinema já não sou tão otimista, mas a do Percy é uma ofensa aos fãs!!! Se é ruim?! Não...é péssimo!!! Então, para o seu bem, não crie expectativas. Só faça como a Evy, vá ao cinema e esqueça que é uma adaptação.
Resumindo, sim eu indico a leitura dessa série, mas acho que o leitor tem que ir com a mente aberta e evitar ao máximo comparações. E se a história cativar logo estará amando o Tyson assim como eu! 

Sobre o autor:Richard Russell "Rick" Riordan, Jr., mais conhecido como Tio Rick (San Antonio, Texas, 5 de junho de 1964), é um escritor norte-americano. Atualmente mora com a mulher e dois filhos em San Antonio, Texas. Durante quinze anos ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares de São Francisco. Além da série Percy Jackson e os Olimpianos, publicou a premiada série de mistério para adultos Tres Navarre. Riordan já é considerado pelos jovens leitores o segundo maior escritor teen de todos os tempos, perdendo apenas para a grande escritora J. K. Rowling, autora da saga de macro sucesso, Harry Potter.   

Bom pessoal, é isso. Espero que vocês tenham gostado e não deixem de comentarem contando o que vocês mais gostam ou desgostam em Percy Jackson e Os Olimpianos, blz? ;)

3 comentários:

EvyBL disse...

Oie Estelarmari1
Muito obrigada pelos elogios e pela visita..fico feliz que vc tenha gostado do site e volte sempre que quiser.
Tb adorei o seu site!


bjos!!

Clóvis Marcelo disse...

Olá Cíntia. Eu somente li o primeiro livro e adorei a história. Comecei outra série do Riordan que é "As crônicas dos Kane", realmente o autor é fantástico. Queria muito me organizar para terminar essa saga, mas para isso preciso separar todos os livros. rsrs. Abraços! E ótimo post.

De Frente com os Livros

Estelarmari disse...

Muito obrigada pela visitinha que fez ao meu blog Tudo Sobre Garotas,eu
AMEI O SEU BLOG,ELE É MUITO PERFEITO!Queria parabenizá-la pelo blog!E é
claro,já estou seguindo!O blog sempre estará de braços abertos a você!
Beijos,Estelarmari!

Postar um comentário