04 junho 2013

Jogos Vorazes - Suzanne Collins



Livro: Jogos Vorazes 
Autora: Suzanne Collins
Série: Hunger Games #1
Editora: Rocco
Páginas: 400  
Preço médio: R$39,50 

A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?
     
Minhas considerações...
 
    Esse é outro livro que eu ainda não vi o filme. Pretendo fazer isso esse final de semana, ou amanhã...quem sabe?
E uma coisa muito ‘legal’ aconteceu durante a leitura do ebook do livro, todas as anotações que eu tinha feito sobre ele simplesmente sumiram!! Divertido, né?...Só que não.
Eu gostaria de saber porque eu demorei tanto pra dar uma chance pra essa série? Sério, o negócio é muito bom! rsrs
Quando se trata de Jogos Vorazes é muito difícil não compará-lo ao livro/filme ‘Battle Royale’, e as história tem uma certa semelhança...uma competição entre jovens promovida pelo ‘governo’ onde o prêmio final é nada mais nada menos que a sua vida.
Em JV (vou chamar o livro assim pra facilitar as coisas) a competição foi idealizada como punição pela rebeldia exercida pelo extinto Distrito 13, e uma forma do governo (no caso a Capital) demonstrar que dispõe de meios e estratégias para controlar seu povo, e ai daquele que o desafiar.
Mas como em todo regime ditatorial sempre existe aquele herói preste a se sacrificar e se rebelar com as ordens impostas, no caso de JV uma heroína, Katniss.
Pelo fato do livro ser narrado em primeira pessoa, pela Katniss, temos somente a visão dela dos acontecimentos e não conseguimos conhecer bem os pensamentos e impressões dos outros personagens.
Eu li algumas resenhas falando que se a história era uma forma de criticar o governo repressor, ela faz isso de forma leve e superficial. Concordo em termos, na verdade eu não me apeguei muito a esse fator na história, e nem ao triangulo amoroso entre Katniss, Peeta e Gale, o que eu me liguei mesmo foi ao fato dos Jogos serem transmitido para todos os habitantes de Panem como se fosse um reality show. Muitas coisas me fizeram comparar as atitudes dos participantes dos Jogos Vorazes com os de um do BBB, por exemplo.
Katniss e sua equipe sabem que um romance pode render várias aposta a seu favor e usa isso o tempo todo para conseguir ajuda de seus patrocinadores, além dela várias vezes tentar imaginar o que se passa na cabeça dos telespectadores para assim agir de uma forma que os agrade.
Tem outros aspectos em JV que eu poderia comentar mas por medo de dar um spoiler prefiro parar por aqui. rs

Minha parte favorita...
 
   O final dos Jogos Vorazes


Citações favoritas...
Quaisquer palavras que usem, a real mensagem é clara. “Olhe como nós tomamos suas
crianças e as sacrificamos e não há nada que vocês possam fazer. Se você levantarem
um dedo, destruiremos cada um de vocês. Assim como fizemos no Distrito Treze.”
É claro, as chances não estão muito confiáveis ultimamente.
***Teriam mais e melhores citações, mas como eu disse: as anotações que eu fiz no ebook sumiram e é isso o que temos pra hoje ^^ ****
Trailer
   

  


Para ler ouvindo...
Vou dar duas dicas de músicas que combinam bem com a leitura do livro:

Come Away to the Water - Maroon 5 feat. Rozzi Crane


Girl On Fire - Alicia Keys

Avaliação

10 comentários:

sabrina disse...

Olá,vim retribuir a visita do blog Beleza Fashion,seu blog é muito legal ameiiiiiiiii...

Cíntia Arruda disse...

Eu vi o filme e achei muito triste e angustiante! O livro é assim?

EvyBL disse...

Sim!! Talvez mais angustiante por vc saber o que a Katniss está pensando, etc...eu chorei já nos primeiros capítulos rs

A parte da Rue da um aperto enorme no peito =(

EvyBL disse...

Oie Sabrina!
Obrigada pela visita!Volte sempre que quiser
Adorei o seu cantinho ^^
bjos

Patty K.Moreira disse...

Oie, vim dar uma olhada no seu cantinho! ;)

Enquanto eu não tiver lido o livro, não assisto o filme... sempre faço assim.. Eu cheguei a pegar JV ... passei os olhos e fui deixando para depois...rsrsrs O ruim é que comecei a acompanhar várias séries e este está ficando pra trás... Mas ficará na lista depois de ler a sua resenha!

Adorando as garotas como heroínas! Li Estudos Sobre o Veneno e estou no segundo livro agora, Estudos sobre a Magia...muito legal!

bjim

Luciana Souza disse...

Oi Evy

Gostei muito do seu blog! Eu assisti o filme e li não só esse livro, como a trilogia, e gostei muito! Já estou te seguindo.

Bjos.

http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br

EvyBL disse...

Oie Luciana!
Que bom que vc gostou do meu cantinho ^^
Como eu disse no post, não sei pq eu demorei tanto tempo pra dar uma chance para essa saga, eu gostei muito do primeiro livro e espero gostar dos próximos tb.
Obrigada pela visita e seja bem vinda ao meu blog.
bjos

EvyBL disse...

Oie Patty!
O ruim de ver o filme depois de ler o livro é que vc sempre se decepciona de alguma forma =/
Eu aconselho a tentar dar outra chance para JV, garanto que vc não vai se arrepender ^^
gostei da sua dica de leitura, dpois irei reservar um tempinho para conhecer melhor a história.
obrigada pela visita!
bjos

Tiago disse...

Demais o filme, o livro não li ainda. Esperando o filme Em Chamas!!!

www.soytiago.blogspot.com

EvyBL disse...

Aconselho ler o livro tb, Tiago, pois tem algumas coisas que não foram possíveis colocar no filme. Tb ansiosa por essa estréia !!! \o/
Obrigada pela visita!
Abs

Postar um comentário