22 janeiro 2013

Feios - Scott Westerfeld



  Olá Leitores!

  Minha última resenha foi um pouco longa e eu acabei não comentando muito sobre o que eu achava do livro e do autor, por isso, eu vou tentar fazer uma resenha mais enxuta e comentar um pouco mais sobre o que achei da história, quais são minhas expectativas sobre a série Feios e postar algumas notícias em relação ao livro.
  E outra novidade é que eu estou começando a avaliar os livros, como bons, ruins..etc...A legenda da avaliação se encontra do seu lado direito no gadget 'Legenda da Avaliação'
   Vamos conferir tudo isso?
  Eu coloquei esse preço médio, mas na verdade eu comprei aquela coleção vira-vira da Saraiva e paguei R$19,90 pelos dois livros. E eu vi no site deles que agora está por R$11,90(uma pechincha)

Coleção vira-vira. De um lado é Feios e do outro é Perfeitos


Vamos à história...

  Tally Youngblood era uma moradora de Vila Feia. Um lugar onde todos os feios viviam até completarem 16 anos e fazerem um cirurgia plástica para se tornarem perfeitos. E depois disso iriam morar em Nova Perfeição.
  Nenhum feio podia visitar Nova Perfeição antes de realizar a cirurgia, mas Tally desobedece essa regra para tentar encontrar seu amigo Peris, que tinha se tornado um perfeito alguns meses antes dela. 
  Durante sua visita ela é descoberta e sua fuga provoca uma verdadeira confusão em Nova Perfeição. É nesse momento que ela conhece Shay, que também era uma feia e que também seria transformada em perfeita na mesma data de Tally.
  Shay e Tally logo se tornam melhores amigas. E Shay passa a ensinar a Tally a andar numa prancha que flutua.
  Como Tally já havia aperfeiçoado bastante sua técnica de flutuar na prancha, Shay a convida parase aventurarem em um lugar mais interessante que Nova Perfeição, as Ruínas de Ferrugens,que aparentemente seriam as ruínas da nossa civilização. E com isso nós seríamos os 'Enferrujados'.
  Uma semana antes de se tornarem perfeitas Shay tenta convencer Tally a fugir com ela para uma cidade chamada Fumaça. A cidade onde vivia seu amigo David. Porém, Tally se recusa a fugir, pois seu grande sonho sempre foi se tornar uma perfeita.
  No dia de sua cirurgia, Tally é levada para o prédio onde trabalham o pessoal das Circunstâncias Especiais ( um tipo de autoridade máxima da cidade), onde é informado que ela não se tornará uma perfeita até que revele o paradeiro de sua amiga Shay.
  Tally se encontra nesse dilema entre aceitar a proposta dos Especiais, ou manter sua promessa com Shay e permanecer feia pelo resto de sua vida.

Minhas considerações
  
  Fica claro que o livro é uma crítica a ditadura da beleza imposta pela sociedade que  acaba sempre atingindo mais os adolescentes, por estarem naquela fase em que acontece diversas mudanças no corpo e nem sempre essas mudanças são bem aceitas. 
  Há uma crítica também ao nosso modo de vida, que ao tentarmos modificar geneticamente os seres vivos, com o tempo acabará acontecendo alguma mutação que não foi planejada e não teremos como controlar.
  O que me impediu de dar uma avaliação melhor para o livro foi o fato de eu não achar que houve uma construção muito boa dos personagens, e algumas atitudes da personagem principal são tão óbvias que se torna fácil prever o que acontecerá a seguir.
  Eu nunca tinha lido nada do autor, mas pretendo ler outros livros dele e terminar a série Feios porque eu gostei dela. Não ao ponto de se tornar minha série favorita, mas eu gostei dos temas que ela aborda, pelo fato de ser um distopia (apesar que minha 'distopia nº1 sempre será "Admirável Mundo Novo"), e, afinal, eu preciso saber o desfecho dessa história rs.  
                               
Notícias sobre o livro e autor...

  Novidades sobre a adaptação de Feios!
  Série Feios ganha versão para graphic novel


Citações Favoritas...
Eu quero ser aquela pessoa perfeita...
-Eu gosto de me iludir um pouco em relação a algumas coisas.
A natureza, afinal, não precisava de uma operação para ficar linda. Ela simplesmente era. 
Minha Parte Favorita...

        Quando fala um pouco mais sobre o modo de vida dos 'enfumaçados'


Book Trailer...




Para ler ouvindo..
Plasticine - Placebo 


Avaliação
                                                         

2 comentários:

EvyBL disse...

oie Lucy!


Obrigada pela visita e seja bem vinda!


bjos!
Evy

Lúcye Mascarenhas disse...

Amo leitura e adorei as dicas do seu espaço! Te encontrei através do blog Agenda dos blogs, já estou seguindo!

Bjs!

http://lucyemascarenhas13.blogspot.com.br/

Postar um comentário