19 novembro 2012

Orgulho e Preconceito - Jane Austen


Livro: Orgulho e Preconceito
Autora: Jane Austen
Editora: Landmark
Preço médio: R$ 32,00 a edição bilíngue







******De volta para o futuro...aqui estou eu, again!***

Como eu disse no post anterior esse é daqueles livros em que eu gosto da história, dos personagens, da autora, da adaptação para o cinema..enfim..eu gosto de tudo relacionado ao livro!



Quando fui comprar esse livro só tinha uma coisa em mente: que queria o livro com a capa com a imagem do filme. E não me arrependi, porque alem de ser bilíngue (Cool! Vou treinar meu inglês!), ele tem a capa dura e vem com essa ‘capinha’ que protege o livro.

Livro e 'capinha' extra



Gosto do fato do filme fazer jus ao livro.
















   É claro que pra mim o que mais pega na história é o romance entre a Elizabeth e o Sr. Darcy,mas a história pode ser analisada sobre vários ângulos: como um estudo sobre o comportamento da época (principalmente em relação as mulheres), casamentos arranjados, julgamentos feitos erroneamente levando em consideração às vezes somente a postura distante da pessoa, entre outras coisas...
Dá pra acreditar que a Jane Austen escreveu esse livro antes dos seus 21 anos? Tenho uma inveja branca dela e da Mary Shelley por terem escrito seus grandes clássicos tão novas.

                                                             

Vamos à história...


O romance gira em torno da relação entre Elizabeth Bennet (Lizzy) e o Sr. Fitzwilliam Darcy. 
Os Bennet viviam suas pacatas vidinhas em pleno no ano de 1811, quando o Sr. Bingley, um jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima a casa dos Bennet, trazendo consigo suas irmãs e seu melhor amigo o Sr. Darcy.  Esse acontecimento se torna muito proveitoso a Sra. Bennet que sonha em ver, o quanto antes, suas cinco filhas bem casadas.
Em um primeiro momento o Sr. Bingley é visto como um jovem muito bem educado e de bom humor, e que ao que tudo parece tem um grande interesse na filha mais velha dos Bennet, a jovem e doce Jane. O mesmo não se pode dizer de seu amigo Sr Darcy, que é visto como arrogante e até chega a rejeitar o comportamento da espirituosa Elizabeth Bennet.  
A partir desse começo nós vamos acompanhando o desenrolar da relação entre os Bennet com os Bingley. E principalmente como o comportamento arrogante do Sr. Darcy vai se transformando aos poucos em um comportamento mais nobre e discreto aos olhos de Lizzy, fazendo com que a mesma mude completamente seu modo de pensar em relação a ele e até os seus sentimentos pelo mesmo.

                                                           
Minha parte favorita...

Spoiler!! Clique por sua conta e risco!!






- Conheço muitas Lydias, muitas Sras. Bennet, muitos Srs. Collins e, infelizmente, poucos Lizzy’s e Jane’s.
- Acho que o relacionamento com a Lizzy enriqueceu em muito o Sr. Darcy, ele mesmo fala sobre seu modo frio e egoísta de agir, e como ele mudou depois de levar um ‘chacoalão’ da Lizzy.
- A Charlotte no livro é mais ‘espertinha’ e interesseira do que no filme.

Citações favoritas...

“Sim, a vaidade é, de fato, uma fraqueza. Mas o orgullho - onde há uma real superioridade de mente, o orgulho sempre será uma boa regra.”

Sr. Darcy

“Minha boa opinião, uma vez perdida, será perdida para sempre.”

Sr. Darcy

“A admiração fantasiada por um mulher fica maior do que realmente é.”

Jane Bennet

“Você me mostrou o quão insuficientes eram todas as minhas pretensões de agradar uma mulher que valia ser agradada.”   - Sr. Darcy


2 comentários:

Sandy disse...

Oi! Encontrei seu blog nos comentários do blog "Agenda dos Blogs" e já estou te seguindo. Se puder seguir o meu, ficarei grata. A propósito, já li esse livro e já assisti ao filme. O livro é mais emocionante . Gosto de Jane Austen. Sucesso!

http://sandyadorartes.blogspot.com.br/

EvyBL disse...

Oie Sandy!


Obrigada pela visita! E seja bem vinda!
Com certeza o livro é mais emocionante, mas das adaptações feitas do livro a de 2005 foi a que eu mais gostei ^^
A Jane é fantástica rs :)


bjos
Evy

Postar um comentário